All content copyright STUDIOPIPPA ARQUITETURA © 2019 • All rights reserved.

RESTAURANTE

Diante do convite de projetar o restaurante Iz de Ian Baiocchi para a CasaCor Brasília 2019, no mesmo espaço onde antes abrigou o restaurante da antiga Casa da Manchete, nosso primeiro contato com o processo foi visitar o lugar. E esse lugar era absolutamente convidativo e instigante para o projeto. Era como se aquele grande vão livre, modernista e coberto por tantas camadas que o tempo trouxe sobre ele, nos convidasse. 

 

Nossa principal inspiração foi restaurar a arquitetura existente ali. Trazer de volta o ar que se perdeu com o tempo. Por se tratar de um projeto original de Oscar Niemeyer, vimos como um dever e imensa responsabilidade, cuidar e reviver o espírito do lugar. Buscamos e estudamos a história original da Casa da Manchete e quais foram os arquitetos envolvidos e os designers dos móveis, os quais estamos resgatando na nossa curadoria de mobiliário para o ambiente. Cadeiras originais que nasceram do fruto da amizade entre o designer Sérgio Rodrigues e o fundador da Editora Bloch, Adolpho Bloch, e foram desenhadas especialmente para esse mesmo lugar, retornam à Casa da Manchete para atender nossa necessidade aqui.
 
O principal diferencial é a laje de 230 m² e todos os pilares que restauramos, deixando a natureza do material de 1978 aparente. Os principais materiais utilizados foram concreto, madeira, ferro e luz. Procuramos humanizar o tradicional salão de restaurante. Sair do padrão hermético contido por paredes e ar acondicionado foi nossa lei. A sombra dos painéis em muxarabi, que muda ao longo do dia, projetada no piso do restaurante, e o balançar das folhas das plantas com a brisa natural que entra no espaço: isso, sim, traduz e representa nosso projeto. 

Apesar de ser um ambiente para atender 76 lugares, não massificamos as cadeiras com um único modelo, mas trouxemos a variedade, de tal 

forma que seja aconchegante, como uma varanda de casa. 

Para complementar o ambiente e inspiradas pela história do lugar, desenvolvemos um pequeno jornal para quem visitasse o espaço, que conta um pouco da história da Casa da Manchete, do projeto e do nosso escritório.

Ano do projeto: 2019

Equippa responsável: Priscila Gabriel, Maria Eduarda Millington, Gabriela Schinzel, Valentina Moura, Isadora Burjack e Maria Araújo

Crédito fotográfico : Joana França