Equippa responsável: Priscila Gabriel, Maria Eduarda Millington, Gabriela Schinzel, Valentina Moura e Isadora Burjack
Crédito fotográfico: Haruo Mikami
ALFAZEMA
2019
Existem encontros que acontecem na vida que confirmam que estamos no lugar certo na hora certa. O encontro com esses clientes foi um desses. O momento que o escritório vivia se relacionava completamente com o momento do casal.
Na criação para os 185 m² do apartamento, trouxemos maior conexão entre os espaços. Originalmente com três quartos, repensamos as proporções para um quarto de hóspedes com banho social e uma suíte master com closet e banho.
Expandimos a cozinha para sala e da mesma forma para a área de serviço, de tal forma que o tradicional cobogó do bloco participasse do dia a dia do apartamento. Essa solução de projeto também foi adotada para os banho do casal, ambiente que se abre completamente para os cobogós.
As tradicionais jardineiras da fachada, preenchidas por alfazemas da decoração do casamento do casal, também adentram à sala e os quartos através das grandes esquadrias de correr de vidro, admitindo o verde para dentro do apartamento.
O estudo para a escolha de materiais aplicados se pautou em seguir com repertório brasiliense. Dessa forma o concreto aparente e a madeira freijó são protagonistas no cenário. Infelizmente o imóvel não possuía mais o tradicional taco de madeira, mas para não faltar esse símbolo em projeto, aplicamos nos quartos o piso em madeira com a tecnologia que hoje é desenvolvida nesse seguimento. Durante a obra, foram encontradas três tubulações verticais até então inexistentes em levantamentos de plantas antigas do prédio. Para contornar a situação, concretamos as tubulações e o resultado foram colunas circulares soltas nos ambientes.
Em conjunto com os clientes, a seleção de peças para a composição do apartamento passeia pelo mobiliário modernista ao lado de peças contemporâneas assinadas por jovens designers e artistas como Gustavo Bittencourt e Sando Gos. Com nossos olhos sempre atentos e na companhia dos clientes o resultado foi distinto e surpreendente.
O convite para projetar a reforma de um apartamento original e brasiliense em uma superquadra sul exige um grande exercício de delicadeza. A beleza da história de Brasília está ali e isso não pode se perder de forma alguma no grande processo que é reformar.