top of page
IMG_7506.jpg

2024

OPIMA

Equippa responsável: Priscila Gabriel, Henrique Coelho e Bárbara Sant'Anna
Créditos Fotográficos: Urban Sadness

Essa história começou com a premissa desafiadora dos proprietários: reformar a casa original de 1.125m² mantendo as características arquitetônicas que expressam o tempo que foi construída, como se a casa já tivesse passado por várias gerações e vivenciado várias histórias. E era exatamente essa a motivação desse projeto, já que a casa existente tinha características marcantes de uma residência de fazenda colonial com tipologia pavilhonar.

IMG_7720.jpg

Em essência, o exercício projetual consistiu em diminuir a imposição de traços muito próprios do escritório e estudar detalhadamente os traços intrínsecos da casa através do olhar contemporâneo. O programa residencial foi pensado para acolher as necessidades de uma família, composta por um casal e o filho pequeno, que prezava pela longevidade dos materiais, amplitude dos ambientes e sensações de bem estar, exigências que foram traduzidas no projeto com a criação de espaços generosos, aconchegantes, bem iluminados e ventilados.

O projeto paisagístico desenvolvido pelo Daniel Nunes, rico em diversidade e formas orgânicas, em sobreposição com a sobriedade formal dos traços precisos da casa, se complementam por meio do contraste, estabelecendo uma relação simbiótica em que o paisagismo se torna uma extensão inerente da arquitetura.

IMG_7644.jpg

bottom of page